sexta-feira, 11 de julho de 2008

Saiba o que são Nutrientes

Os Nutrientes



Nutriente é uma substância usada pelo metabolismo de um organismo que pode ser adquirido a partir do meio envolvente. Os organismos heterotróficos adquirem os nutientes a partir da ingestão de alimentos. Os métodos para ingestão de nutrientes variam, com os animais a possuírem um sistema digestivo interno.

Os nutrientes estão divididos em: Carboidratos, Lípidios, Proteínas, Vitaminas e minerais, Água e Fibras.

Os nutrientes orgânicos incluem hidratos de carbono, gorduras, proteínas (ou outros elementos construtores, como os aminoácidos), e vitaminas. Os compostos químicos inorgânicos incluem os minerais ou água. Os nutrientes são essenciais para o perfeito funcionamento do organismo e todos os que não podem ser sintetizados pelo próprio organismo têm de ser obtidos de fontes externas. Os nutrientes necessários em grandes quantidades são denominados por “macronutrientes” e os necessários em pequenas quantidades por “micronutrientes”.



Macronutrientes


Os macronutrientes são os nutrientes mais necessários, conhecidos por proteínas, Lipídios e hidratos de carbono (carboidratos) e exceptuando os alimentos com zero calorias, todos os outros possuem variações em quantidade destes mesmos nutrientes.

As proteínas são necessárias para a construção dos tecidos do corpo incluindo dos músculos, órgãos, pele e também as partes do sistema imuninológico. O corpo pode usar as proteínas em excesso para converter em energia ou em gordura.

Os Caboidratos são substâncias energéticas, que na sua grande maioria, podem ser convertidas em glicose.

Os Lipídios são representados por óleos e gorduras que podem ser de origem vegetal ou animal. São os nutriente mais calóricos.

Micronutrientes

Os micronutrientes são todos aqueles que são necessários em quantidades menores. Não fornecem energia. Incluem várias vitaminas, divididas em solúveis em água ou solúveis em gordura, dependendo do meio no qual se dissolvem, e também minerais que devem ser incluídos numa alimentação saudável. São as Vitaminas e minerais e a Água.

Vitaminas e Minerais são elementos reguladores do organismos. São importante na digestão, circulação sanguínea, funcionamento intestinal e sistema imunológico.

Água é importantíssima para o organismo, pois participa da absorção de nutrientes, da digestão, circulação e excreção.

As Fibra que são materias encontrados em alguns alimentos de origem vegetal, que não são digeridos nem absorvidos pelo intestino, mas são importantes pois ajudam a foramção do bolo alimentar e na eliminação das fezes.

Não esqueça que uma alimentação saudável é aquela rica em fruta, legumes, frutos secos, vegetais, leguminosas, carne, peixe e produtos lácteos.

4 comentários:

Unknown disse...

oi professora eu adorei o seu blog é demais vou esta sempre visitando...
tem muitas coisas interessante!!!
bjss e abraços...

blogger disse...

tambem gostei viu ..
legal msm ...
beijo na boca sua brenda
gatinha moro na sua rua ...
At +
bjo na sua boca brenda ....

humanorobobr20 disse...

muito obrigado

humanorobobr20 disse...

pela resposta eu preciso de um a+