domingo, 3 de fevereiro de 2008

APRENDA SOBRE A AIDS

A aids é uma doença que se manifesta após a infecção do organismo humano pelo Vírus da Imunodeficiência Humana, mais conhecido como HIV. Esta sigla é proveniente do inglês - Human Immunodeficiency Virus.

Também do inglês deriva a sigla AIDS, Acquired Immune Deficiency Syndrome, que em português quer dizer Síndrome da Imunodeficiência Adquirida.

Síndrome
Grupo de sinais e sintomas que, uma vez considerados em conjunto, caracterizam uma doença.

Imunodeficiência
Inabilidade do sistema de defesa do organismo humano para se proteger contra microorganismos invasores, tais como: vírus, bactérias, protozoários, etc.

Adquirida
Não é congênita como no caso de outras imunodeficiências. A aids não é causada espontaneamente, mas por um fator externo (a infecção pelo HIV).

O HIV destrói os linfócitos - células responsáveis pela defesa do nosso organismo -, tornando a pessoa vulnerável a outras infecções e doenças oportunistas, chamadas assim por surgirem nos momentos em que o sistema imunológico do indivíduo está enfraquecido.

Há alguns anos, receber o diagnóstico de aids era quase uma sentença de morte. Atualmente, porém, a aids já pode ser considerada uma doença crônica. Isto significa que uma pessoa infectada pelo HIV pode viver com o vírus, por um longo período, sem apresentar nenhum sintoma ou sinal. Isso tem sido possível graças aos avanços tecnológicos e às pesquisas, que propiciam o desenvolvimento de medicamentos cada vez mais eficazes. Deve-se, também, à experiência obtida ao longo dos anos por profissionais de saúde. Todos estes fatores possibilitam aos portadores do vírus ter uma sobrevida cada vez maior e de melhor qualidade.
sintomas
aids não se manifesta da mesma forma em todas as pessoas. Entretanto, os sintomas iniciais são geralmente semelhantes e, além disso, comuns a várias outras doenças. São eles: febre persistente, calafrios, dor de cabeça, dor de garganta, dores musculares, manchas na pele, gânglios ou ínguas embaixo do braço, no pescoço ou na virilha e que podem levar muito tempo para desaparecer.

Com a progressão da doença e com o comprometimento do sistema imunológico do indivíduo, começam a surgir doenças oportunistas, tais como: tuberculose, pneumonia, alguns tipos de câncer, candidíase e infecções do sistema nervoso (toxoplasmose e as meningites, por exemplo).

Formas de contágio:

O HIV pode ser transmitido pelo sangue, sêmen, secreção vaginal e pelo leite materno.

Assim se pega

sexo vaginal sem camisinha

sexo anal sem camisinha

sexo oral sem camisinha

uso da mesma seringa ou agulha por mais de uma pessoa

transfusão de sangue contaminado

mãe infectada pode passar o HIV para o filho durante a gravidez, o parto e a amamentação

Instrumentos que furam ou cortam, não esterilizados


Assim não se pega

sexo, desde que se use corretamente a camisinha

masturbação a dois

beijo no rosto ou na boca

suor e lágrima

picada de inseto

aperto de mão ou abraço

talheres / copos

assento de ônibus

piscina, banheiros, pelo ar

doação de sangue

sabonete / toalha / lençóis

Não esqueça que a melhor manira de se evitar essa doença é usando a camisinha em todas as relações sexuais.

6 comentários:

ritacbarouca disse...

Oi Colega,

Precisamos conscientizar as pessoas da necessidade do uso da camisinha, pois a promiscuidade cresce a cada dia.
Estou assustada com os inúmeros casos de pedofilia, também, este é assustador.
Continue fazendo sua parte.
Abraço Rita Arouca

Maísa Sousa disse...

Está crescendo assustadoramente o o número de pessoas infectadas pelo HIV no Brasil.

Guto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Guto disse...

Um dos grandes aliados contra o vírus da AIDS é a informação.Mesmo no século XXI ainda é grande o número de pessoas infectadas, existem vários meios de prevenção, mas as pessoas ainda jugam pela aparência, parecendo até que vai estar escrito na testa que a pessoa é portadora do Vírus, sem contar que existe gente perversa,mesmo sabendo que está contaminada deixa propositamente outra pessoa se contaminar.Usem camisinha mesmo no sexo oral, não compartilhem seringa e cortador de unhas.
Augusto - 2ºM1 -Colégio Dº Mora Guimarães.

Unknown disse...

A aids é um vírus que ate hoje não foi encontrado sua cura.Então devemos nos prevenir para que não venhamos ser infectados por este vírus e é preciso falar com as pessoas e incentivar o uso de camisinhas e não compartilhar e nem usar objetos que possam transmitir esse vírus.
Mirian humildes-2ºm1

John Eloi disse...

Ultimamente nós nos encontramos em um a luta para acabar com essa doença, e eu dúvido que a causa seja por falta de informação. Para prevenir é só descartar os modos de ter contato com o sangue de outras pessoas. Camisinhas nas relações sexuais, quando for em algum consultorio verificar se os instrumentos são esterelizados, na manicure também há essa preocupação. O ser humano pensa que a doença é algo completamente distante dele e nunca irá acontecer. O número de heteros que contrairam a doença ultimamente, aumentou muito, principalmente nos jovens. Ainda existem tabus a respeito do uso da camisinha, e muito preferem não usar. Também pensam que conhecem seus parceiros e cabam em ciladas. Quem contrai o virus da AIDS, nunca mais levará uma vida normal. Com a ajuda de coqueteis, conseguirá sobreviver por alguns anos, mas a vida é muito mais precária. É um minuto que descuidamos de nós mesmos, e o resto da vida que arcaremos com as consequencias.

John Eloi - 2º M1