segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

SISTEMA REPRODUTOR FEMININO


O sistema reprodutor feminino é responsável pela produção e amadurecimento de óvócitos e hormônios, pela criação de condições propícias à fecundação e, quando esta ocorrer, pela proteção ao desenvolvimento do embrião. Está constituído basicamente pelos ovários, trompas de Falópio, útero, vagina e pela vulva.

Ovários - representam as gônadas femininas. Correspondem a duas glândulas mistas com um formato semelhante ao das amêndoas, medindo aproximadamente 4 cm de comprimento por 2 cm de largura. Localizam-se no interior da cavidade abdominal, nos lados direito e esquerdo do útero.

São responsáveis pela produção e amadurecimento de ovócitos e secreção dos hormônios estrógeno e progesterona. Cada ovário apresenta duas regiões distintas, sendo a mais externa denominada de cortical, e a mais interna denominada de medular. A região cortical é coberta pelo epitélio germinativo. Nas crianças, ele apresenta um aspecto liso de cor esbranquiçada. Na mulher adulta, assume um tom acinzentado com uma série de cicatrizes que correspondem às ovulações ocorridas. Após a menopausa, os ovários apresentam superfície enrugada, devido às inúmeras ovulações ocorridas ao longo da vida reprodutiva da mulher.

No córtex, estão presentes pequenas formações, os folículos ovarianos, que sofrem a ação de hormônios hipofisários, originando os óvulos. a região medular interna está completamente envolvida pela região cortical, exceto o hilo que dá passagem a nervos e vasos sangüíneos. Quando uma menina nasce, apresenta no córtex de cada ovário cerca de 200 000 folículos, totalizando aproximadamente 400 000 folículos ovarianos. Este número cai para 10 000 na puberdade e nenhuma na menopausa.

Tubas Uterinas - as tubas uterinas ou trompas de Falópio têm por função encaminhar o óvulo em direção ao útero. Elas são formadas por dois condutos com aproximadamente 12 cm de comprimento, localizados na cavidade abdominal. Podemos distinguir três regiões diferentes em cada uma das trompas: a intramural, a ístmica e a infundibular. A primeira localiza-se no interior da parede uterina, atravessando-a e abrindo-se no interior do útero, através de um pequeníssimo orifício.

A porção intermediária ou ístmica representa maior pare da trompa e também a mais estreita. Na extremidade oposta à porção intramural, encontra-se a porção infundibular que é mais dilatada. Possui as bordas franjeadas (fímbrias) que ficam em contato com os ovários e são responsáveis pela captura do óvulo quando ele eclode na superfície dos ovários. É no interior da região infundibular das trompas que ocorrem o processo de fecundação e a formação do zigoto, o qual é conduzido ao útero para a nidação.

Internamente, ao longo das tubas uterinas, encontra-se um epitélio ciliado que auxilia no deslocamento do óvulo em direção ao útero. As paredes possuem musculatura lisa e realizam movimentos peristálticos (semelhantes àqueles realizados pelos órgãos do tubo digestivo) que também auxiliam no deslocamento do óvulo.

Um comentário:

Laio disse...

Queremeos questões respondidas