quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Saiba porque soluçamos


O princilpal responsável pela nossa respiração é um músculo bem fino, que separa o
tórax do abdomem: o diafragma. Graças aos movimentos do diafragma, que se contrai e relaxa, inspiramos e expiramos o ar.
O diafragma é auxiliado pelo nervo frênico. Localizado logo acima do estômago, este nervo controla os movimentos do diafragma.
É a irritação do nervo frênico que causa o soluço. Com a ingestão de líquidos ou comidas em excesso, bebidas muito quentes, geladas ou gás em demasia, o estômago incha, por estar muito perto do nervo frênico, pode irritá-lo, isto é, sensibilizá-lo, como acontece com os olhos quando entra poeira.
O nervo frênico, irritado, manda o diafragma contrair. Com isso, inspiramos ar. O problema é quando a glote fecha-se de repente e não deixa o ar passar da boca para os pulmões. Isso provoca a vibração das cordas vocais e acontece o soluço.Esse fechamento da glote acontece independentemente da nossa vontade. Normalmente, ela fica aberta para a passagem do ar e só se fecha quando comemos. Quando a glote se abre, o ar volta a passar normalmente para os pulmões, o que não quer dizer que o soluço vai acabar. Isso só acontece quando o nervo frênico volta a trabalhar normalmente.
Qualquer pessoa ou até mesmo animais mamíferos podem ter soluços! Em geral, o soluço acontece várias vezes seguidas e pára em alguns minutos. Mas há quem soluce por horas ou até dias. Essas pessoas ficam cansadas, sentem desconforto e até mesmo dor. Quando isso acontece, é bom procurar um médico.

4 comentários:

Selma Carneiro da Silva Gomes e Nereida Magalhães Campos disse...

Parabéns pelo Blog e pelas informações nele contidas.

syryboi@ndo disse...

Óla Mai tudo bem?

estou gostando do seu blog bem legal..........outro momento vou continuar olhando eu já ate votei sobre a lei sêca
sobre o soluço estava interessado em saber um pouco e no seu blog encontrei a explicação OK!!!!!!!!!!!!
o colega NEI

TTTêusss disse...

então... pera ai, to soluçando, isso ta atrapalhando eu digitar, blz, to conseguindo...
como ia dizendo,foi fera essa informação sobre o por que do soluço " Grande informação", vivendo e aprendendo!
eita, num quer parar aki....rkrkrkr

TEMPOS RUINS DIAS DIFÍCEIS disse...

Olá gostei muito dessa explicação...Obrigado por esclarecer minha duvida