quinta-feira, 18 de outubro de 2007

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Por quê? Por quê? Por quê?





















Por que o trovão sempre vem depois do relâmpago?


O relâmpago é a luz liberada quando uma nuvem descarrega sua eletricidade. Esse fenômeno produz calor, que provoca a rápida expansão do ar. O trovão nada mais é do que o som provocado por esse deslocamento do ar. Como a luz é cerca de 100 vezes mais rápida que o som, primeiro vemos o relâmpago e depois ouvimos o trovão.

Como se forma um arco-íris?

Pequeninas gotas de água, depois da chuva forte, ainda ficam suspensas no ar. Refletida nelas, a luz solar (que é branca, junção de todas as cores) é decomposta. Surgem então, sempre na mesma ordem, de dentro para fora, faixas de luz nas cores violeta, anil, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho.

Por que a água do mar é salgada e a dos rios não?


A salinidade do mar se deve a três fatores: erosão das rochas, erupção de vulcões submarinos e poeira cósmica - material que vem do espaço e se desintegra ao entrar na atmosfera. Esses fenômenos despejam na água quase todos os elementos químicos da crosta terrestre. Os mais comuns são o cloro (55%) e o sódio (31%). Combinados, eles formam o cloreto de sódio, o sal de cozinha. Por ano, estima-se que os oceanos recebam 2,5 milhões de toneladas de sal. Desse total, 96% permanecem na água e 4% retornam aos continentes durante o processo de evaporação. Em regiões onde predominam altas temperaturas, pequenas profundidades e onde há poucos rios desaguando, como é o caso do litoral nordestino brasileiro, é maior a salinidade das águas devido à intensa evaporação e ao menor despejo de água doce. (Aliás, a água dos rios não é doce, só tem menor concentração de sais minerais.)


Como o milho vira pipoca e por que nem todo milho estoura?

Um grão de milho é formado por amido e água, envoltos por uma película. Na panela (ou no microondas), o calor de aproximadamente 200 graus Celsius faz com que as moléculas de água passem para o estado gasoso, provocando sua expansão. Ocorre então uma pressão no interior do grão, que cozinha o amido e estoura a película. Se ela tiver um furinho, o vapor de água escapa durante o aquecimento e o grão não estoura.

Como o avião consegue voar sendo tão pesado?





O SEGREDO DO AVIÃO
A diferença de pressão entre o ar que passa por cima e o que passa por baixo da asa faz com que o avião seja empurrado para cima

Para voar, o avião necessita antes de tudo de velocidade, conseguida pela ação de um motor, responsável pela movimentação das hélices - que empurram o ar para trás e o avião para a frente -, ou de turbinas. Quando o avião atinge determinada velocidade, são as asas que o fazem decolar. Elas têm a parte superior curva e a inferior quase reta. Quando o ar é cortado pela asa, ele atinge uma velocidade maior na parte superior (pois a superfície a ser percorrida é maior) do que na parte inferior. Isso causa uma diferença de pressão que empurra o avião para cima, superando seu peso.




Por que os cabelos das pessoas ficam brancos quando elas envelhecem?


Os fios de cabelo são coloridos por um pigmento chamado melanina, produzido em células de camadas profundas da pele. A produção da substância diminui conforme a pessoa envelhece. Sem o pigmento, o cabelo vai perdendo a cor. O ritmo de aparecimento dos fios brancos varia conforme a herança genética e a etnia da pessoa.

Por que em alguns ovos se formam pintinhos e em outros não?



O ovo nada mais é do que a célula sexual da galinha (o óvulo). O pintinho só se forma se o ovo for fecundado pelo espermatozóide do galo. O ciclo reprodutivo da galinha é de 20 ou 30 dias (depende da raça, da alimentação e da época do ano). Nesse período, ela bota de dez a 15 ovos. Nas granjas que produzem os ovos para consumo, as fêmeas ficam separadas dos machos para não haver fecundação. Elas recebem ainda uma dieta especial para botar mais ovos em intervalos menores de tempo.

Por que o copo de vidro transpira quando contém um líquido gelado?



As moléculas de água que estão no estado gasoso na atmosfera, em temperatura ambiente, trocam calor quando entram em contato com as paredes frias do copo. Ocorre então uma condensação, ou seja, as moléculas passam do estado gasoso para o líquido na parede do recipiente.