quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Saiba porque soluçamos


O princilpal responsável pela nossa respiração é um músculo bem fino, que separa o
tórax do abdomem: o diafragma. Graças aos movimentos do diafragma, que se contrai e relaxa, inspiramos e expiramos o ar.
O diafragma é auxiliado pelo nervo frênico. Localizado logo acima do estômago, este nervo controla os movimentos do diafragma.
É a irritação do nervo frênico que causa o soluço. Com a ingestão de líquidos ou comidas em excesso, bebidas muito quentes, geladas ou gás em demasia, o estômago incha, por estar muito perto do nervo frênico, pode irritá-lo, isto é, sensibilizá-lo, como acontece com os olhos quando entra poeira.
O nervo frênico, irritado, manda o diafragma contrair. Com isso, inspiramos ar. O problema é quando a glote fecha-se de repente e não deixa o ar passar da boca para os pulmões. Isso provoca a vibração das cordas vocais e acontece o soluço.Esse fechamento da glote acontece independentemente da nossa vontade. Normalmente, ela fica aberta para a passagem do ar e só se fecha quando comemos. Quando a glote se abre, o ar volta a passar normalmente para os pulmões, o que não quer dizer que o soluço vai acabar. Isso só acontece quando o nervo frênico volta a trabalhar normalmente.
Qualquer pessoa ou até mesmo animais mamíferos podem ter soluços! Em geral, o soluço acontece várias vezes seguidas e pára em alguns minutos. Mas há quem soluce por horas ou até dias. Essas pessoas ficam cansadas, sentem desconforto e até mesmo dor. Quando isso acontece, é bom procurar um médico.

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Bem vindo ao Blog Veja Ciências

Esta página foi criada com o objetivo de auxiliar os estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio em suas pesquisas escolares relacionadas ao estudo das Ciências Biológicas. Esperamos contribuir para uma melhor aprendizagem, despertando o interesse pelas Ciências. Aqui você encontrará informações atualizadas, bem como tópicos dos temas mais discutidos na atualidade.